Nossa Senhora dos Navegantes recebe homenagens pelo Brasil

Todas as Nossas Senhoras são, na verdade, a própria Virgem Maria, vista de várias formas diferentes ao longo da tradição Mariana

Por Cruzeiro do Sul

Uma procissão homenageou o dia da Santa em Porto Alegre

Homenagens em diversas partes do Brasil, nesta quinta-feira, 2, marcaram o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, divindade católica, com festas e celebrações especiais. Na mesma data, também é comemorado o dia de Iemanjá, uma das principais orixás das religiões de matriz africana, ocasião em que muitas pessoas depositam oferendas para ela no mar.

A Nossa Senhora dos Navegantes está muito vinculada às tradições portuguesas, justamente pela busca de proteção para aqueles que vão se guiar pelos mares. ‘Tem grande importância em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, por exemplo, onde até é feriado, porque é a padroeira afetiva da capital‘, afirma Oscar D’Ambrosio, pós-doutor e doutor em educação, arte e história da cultura.

Conforme D’Ambrosio, vale lembrar ainda que todas as Nossas Senhoras são, na verdade, a própria Virgem Maria, vista de várias formas diferentes ao longo da tradição Mariana. ‘É Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, é a Virgem de Guadalupe, no México, por exemplo. A Nossa Senhora dos Navegantes está muito ligada a ideia de conquistar novos locais. Aqueles que viajam pelo mar pedem proteção especialmente para ela‘, diz o especialista. Também é conhecida como a padroeira dos marinheiros, pescadores e jangadeiros.

Já Iemanjá é considerada a mãe de quase todos os orixás dentro do Candomblé e da Umbanda. ‘Tem uma faceta muito forte, que é a ideia de ser praticamente o ventre do mundo, por estar relacionada com as águas. Também é associada a ideia de reger o destino de todos aqueles que entram ou vivem perto do mar‘, afirma o historiador.