Governo indica sete novos embaixadores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou para a apreciação do Senado Federal a indicação de seis diplomatas para cargos de embaixador do Brasil no exterior, além a de Sérgio França Danese para representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas (ONU).
As mensagens de envio dos nomes estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (21). Dentre eles, está o do ex-ministro da Relações Exteriores Antonio de Aguiar Patriota para embaixador do Brasil no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Patriota já foi embaixador em vários outros países, como Egito, Itália e Estados Unidos da América.
Para ocupar os postos, os indicados precisam ser sabatinados no Senado e ter seus nomes aprovados em comissão e no plenário da Casa.
As outras indicações enviadas ao Congresso por Lula são:
- Paulino Franco de Carvalho Neto, para embaixador do Brasil na República Árabe do Egito e, cumulativamente, no Estado da Eritreia;
- Ricardo Neiva Tavares, para embaixador do Brasil na República Francesa e, cumulativamente, no Principado de Mônaco;
- Julio Glinternick Bitelli, para Embaixador do Brasil na República Argentina;
- Maria Luiza Ribeiro Viotti, para embaixadora do Brasil nos Estados Unidos da América;
- Everton Vieira Vargas, para embaixador do Brasil junto à Santa Sé e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta. (Estadão Conteúdo)