Tribunal de Justiça manda apreender avião de Valdemiro
A ação foi movida em 2018 pelo Nacional Bank, com o objetivo de receber a quantia de R$ 21,4 milhões
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a apreensão de um avião do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador e líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, para pagamento de dívidas. A ação foi movida em 2018 pelo Nacional Bank, com o objetivo de receber a quantia de R$ 21,4 milhões, dívida contraída por uma das empresas do pastor, a Intertevê Serviços Ltda.
O juiz Felipe Poyares Miranda, da 16ª Vara Cível de São Paulo, já havia determinado que os advogados da empresa entregassem a aeronave Pilatus, modelo PC 12/47E, a um oficial de Justiça no aeroporto de Jundiaí, no dia 29 de março. De acordo com o Nacional Bank, o líder evangélico tentou ocultar o patrimônio, passando-o para a empresa Eu Transpiro Adoração Produções Artísticas Ltda., representada por sua filha.
Na decisão publicada ontem (11), o juiz afirmou que a empresa da filha de Valdemiro justificou a impossibilidade de entrega da aeronave por restrições de voo impostas por decisão judicial e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já que o equipamento está no aeroporto de Bonito (MS). Diante disso, o magistrado pediu para que o banco se manifeste em até cinco dias para que seja expedida a busca e apreensão do avião no hangar da cidade sul-matogrossense. (Da Redação)