CPI vai investigar invasões do Movimento dos Sem Terra

Por Cruzeiro do Sul

O autor do requerimento foi o deputado Tenente-Coronel Zucco

 

O Congresso Nacional abriu na quarta-feira (26) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar invasões e a atuação do Movimento dos Sem Terra (MST).

A abertura acontece em um momento de ofensiva do movimento, em confronto com o agronegócio e tensão com o governo federal. O registro de invasões nos três primeiros meses do governo Lula já superou todo o primeiro ano do governo Bolsonaro. No chamado “Abril Vermelho”, os sem-terra invadiram uma série de propriedades, além de ocupar diversas sedes do Incra.

“O mais chocante, ainda, é percebermos que existe uma suposta influência por parte do governo federal na atuação deste grupo, uma vez que nos primeiros dois meses da nova gestão, o número de propriedades rurais invadidas já é maior que nos quatro anos de governo Jair Bolsonaro”, destaca o requerimento.

A comissão foi articulada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conta com o apoio de deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e terá 27 membros. O autor do requerimento foi o deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) que cita um aumento desordenado de invasões.

Outras três comissões abertas na quarta-feira irão investigar o esquema de apostas em partidas de futebol no Brasil; o escândalo nos rombos contábeis da varejista Lojas Americanas, após suposta fraude de R$ 20 bilhões que acometeu a marca no início deste ano; e os ataques do 8 de janeiro aos Três Poderes -- esta, de forma mista, ou seja, reunindo deputados e senadores no mesmo colegiado. (Estadão Conteúdo)