Lula nomeia juristas para vagas no TSE

Por Cruzeiro do Sul

Marques Neto era o preferido de Alexandre de Moraes

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou ao fim da sessão plenária de ontem (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já escolheu os dois juristas que ocuparão as vagas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Floriano Marques Neto e André Tavares, ambos professores de Direito na Universidade de São Paulo (USP).

Lula deixou de fora as duas mulheres que também faziam parte da lista quádrupla encaminhada a ele ontem à tarde: a advogada do PT Edilene Lôbo, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA), Daniela Borges.

As vagas foram abertas com a saída dos ministros Carlos Horbach e Sérgio Banhos na semana passada. Nesta semana, todos os quatro escolhidos procuraram ministros do STF para fazer campanha pela indicação.

O nome de Marques Neto era defendido nos bastidores por Moraes, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora a tradição seja “promover” ministros substitutos à condição de titular, a ministra Maria Claudia Bucchianeri foi preterida na disputa.

Horbach, que tinha direito a ocupar sua cadeira por mais dois anos, decidiu não disputar. Ambos não contavam com o apoio de Moraes.

O órgão máximo da Justiça Eleitoral é composto por sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas -- advogados com notável saber jurídico e idoneidade. (Da Redação com informações do STF e Estadão Conteúdo)