Nove pessoas, sendo 3 crianças, são mortas em chacina na Bahia
Ao menos nove pessoas, incluindo três crianças, foram encontradas carbonizadas em duas casas vizinhas no povoado de Núcleo Colonial JK, zona rural do município de Mata de São João, a cerca de 63 quilômetros de Salvador. Entre as vítimas, pelo menos duas mulheres apresentavam, também, marcas de tiros. Elas moravam numa das casas e teriam saído à rua para ver o que estava acontecendo quando foram alvejadas.
Segundo a Polícia Civil da Bahia, um adolescente foi resgatado com vida e encaminhada a um hospital com queimaduras graves. A polícia não divulgou nomes nem idade das vítimas e ainda apura a motivação para o crime. A principal linha de investigação é de que trata-se de uma chacina envolvendo facções criminosas.
O município de Mata de São João é conhecido pela violência. No Mapa da Violência de 2016, a cidade liderou o ranking de cidades com maior número de mortes por armas de fogo no País. Além disso, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado este ano, com dados de 2022, a Bahia ficou em segundo lugar entre os Estados com maior taxa de homicídio.
A Polícia Civil da Bahia, por meio da equipe de perícia, apura se outras vítimas, além das duas mulheres, teriam sido mortas antes do incêndio. “Os outros corpos não consigo precisar se foi antes ou após o incêndio. Se a causa da morte foi as chamas, o inalar, ou se foi alguma ação violenta anterior. Isso aí vai ser o laudo que vai esmiuçar os detalhes”, disse o perito Tiago Silva à TV Bahia. (Da Redação)