Mais de 1.300 crimes foram esclarecidos e 684 prisões efetuadas

Por Vanessa Ferranti

Dados apresentados pelos delegados Wilson Negrão, José Humberto Urban Filho e Rodrigo Ayres são referentes ao período de fevereiro a julho deste ano

A Polícia Civil esclareceu 1.371 crimes e concluiu mais de cinco mil inquéritos entre fevereiro e julho de 2023 na Região de Sorocaba. Os dados foram apresentados ontem (5) em uma coletiva de imprensa pelos delegados Wilson Negrão, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 7 (Deinter-7); José Humberto Urban Filho, titular da Seccional de Sorocaba; e Rodrigo Ayres, delegado divisionário do Deinter-7, que contou com a presença de delegados de outros municípios da região.

Segundo o relatório de ações da Seccional, em seis meses, as equipes realizaram 220 operações e ações policiais contra o crime organizado, tráfico de entorpecentes e crimes contra a vida. Nesse mesmo período, 684 pessoas foram presas, sendo 191 em flagrante e 432 por cumprimento de mandados expedidos pela Justiça. As outras 61 detenções são referentes a infrações de menor potencial ofensivo com penas de dois anos e apreensões de adolescentes.

A Polícia Civil também mostrou dados referentes às apreensões efetuadas de fevereiro a julho. Mais de 215 quilos de drogas foram recolhidos na região, sendo a maior quantidade, 158 quilos, localizada entre maio e julho. No total, houve ainda a apreensão de 54 armas e 80 veículos foram recuperados. No semestre, 2.295 medidas protetivas também foram expedidas.

Para o delegado Rodrigo Ayres, os resultados são expressivos e mostram o bom desemprenho dos delegados da região. “Apesar de às vezes haver um certo déficit no número de policiais, estamos conseguindo equalizar isso e vemos que os resultados são bastante interessantes. Acho importante apontar esses números de crimes esclarecidos, até mesmo porque a principal atividade da Polícia Civil é a investigação. A realização de prisões é importante, mas o esclarecimentos de crimes é o que vai trazer mais segurança para a população”, declarou.

Chegada de novos policiais

A Polícia Civil deve receber mais de 200 policiais para atuar na região de Sorocaba. Segundo o Deinter-7, na semana passada, 68 escrivães e 47 investigadores foram aprovados em um concurso público. Os profissionais serão preparados em um curso de formação na Academia de Polícia de Sorocaba a partir de outubro. A previsão é de que o grupo comece a atuar nos distritos policiais da região a partir de março de 2024.

Já em 1º de setembro, a Polícia Civil divulgou um novo concurso para preencher 3,5 mil vagas em todo o Estado de São Paulo. Com isso, a região de Sorocaba abrirá 148 vagas de escrivães e oportunidades para novos delegados. “Com todos esses escrivães e delegados de polícia, muito provavelmente vamos conseguir preencher muitos dos claros que temos aqui. É um número bem expressivo, há muitos anos não recebíamos tantas carreiras policiais em Sorocaba e, com certeza, isso vai contribuir para melhorar ainda mais esses resultados e a condição de trabalho do policial”, informou Rodrigo Ayres.

As inscrições para o concurso público poderão ser realizadas entre os dias 11 de setembro e 10 de outubro. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). (Vanessa Ferranti)