STF condena primeiros réus do 8 de janeiro

Por Cruzeiro do Sul

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou ontem (14) à prisão os primeiros réus dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília, por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

“O plenário do STF, por maioria de votos, decidiu condenar o réu Aécio Lúcio Costa Pereira à pena de 17 anos”, afirmou a presidente da corte, ministra Rosa Weber, na conclusão do primeiro julgamento de manifestantes que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF.

Na sequência, o Supremo condenou Thiago de Assis Mathar a 14 anos de detenção pelos mesmos crimes de Aécio. Em ambos os casos, as sentenças que prevaleceram foram as mais duras propostas entre os 11 ministros da corte.

No meio da tarde o STF começou o julgamento do terceiro réu envolvido nos ataques. Trata-se de Matheus Lima de Carvalho Lázaro, de 24 anos, morador de Apucarana, no Paraná. Em seu voto, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, defendeu pena de 17 anos de prisão.

Encontrado

Ainda ontem, o blogueiro Wellington Macedo de Souza, de 47 anos, condenado pela tentativa de atentado à bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal do ano passado, foi preso no Paraguai. A prisão ocorreu após operação conjunta da Polícia Nacional paraguaia com a Polícia Federal (PF). (Estadão Conteúdo e AFP)