Policial federal morre em ação na Bahia

Por Cruzeiro do Sul

A operação envolveu forças estaduais e federal

 

Um policial federal e mais quatro homens morreram durante operação conjunta das forças de segurança da Bahia na manhã de ontem (15), em Salvador. Na ação, outros dois agentes ficaram feridos.

Durante a operação contra uma organização criminosa, o policial federal Lucas Monteiro Caribé foi atingido por disparos em uma região de mata fechada, no bairro Valéria. Ele foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Caribé era policial federal desde 2013, quando ingressou na corporação no Estado do Pará. Ele se transferiu para a Bahia em 2019 e atualmente estava lotado no Grupo de Pronta Intervenção (GPI). Em nota, a PF lamentou a morte do agente, prestou condolências a familiares e amigos e informou que o diretor-geral substituto da corporação, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de três dias.

Batizada de Operação Frauda, a ação de ontem contou com a participação de cerca de cem policiais militares, civis e federais. Teve como foco o combate a uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e de armas, além de homicídios e roubos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, na abordagem, houve confronto e quatro suspeitos acabaram atingidos. Eles foram socorridos, mas morreram.

Mortes em Pernambuco

Oito pessoas morreram em Camaragibe, no Grande Recife (PE), entre a noite de quinta-feira e a manhã de ontem (15). Tudo começou com a morte de dois PMs por bandidos, no bairro de Tabatinga. O suspeito de atirar contra os agentes, Alex Silva, foi morto ao trocar tiros com a polícia durante uma operação para prendê-lo.

Além disso, três irmãos do suposto atirador -- Ágata, de 30 anos, Amerson e Apuynã, ambos de 25 -- foram executados e o crime gravado por uma das vítimas. A mãe do suspeito, Maria José Pereira, e outra mulher, que ainda não foi identificada, também foram mortas e os corpos achados num canavial em Paudalho. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)