Pastor que aplicava golpes é preso no TO
A Polícia Civil do Tocantins deu cumprimento ontem (21) ao mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal contra o pastor Osório José Lopes Júnior, de 43 anos. Ele é investigado como sendo um dos líderes de um esquema criminoso milionário que teria enganado mais de 50 mil pessoas e auferido um lucro de mais de R$ 150 milhões no Brasil e no exterior. O homem foi capturado em um rancho no município de Sucupira.
Comandada pelo delegado-chefe da 8ª DEIC, Rafael Falcão, a ação foi deflagrada pela PC-TO depois que as equipes da unidade especializada levantaram informações de que o suspeito estaria em uma propriedade no município localizado no sul do Estado.
A prisão de Osório foi decretada após investigação da Polícia Civil do Distrito Federal apontarem que ele seria um dos líderes de um esquema milionário de golpes financeiros que enganou mais de 50 mil pessoas, provenientes da atividade ilícita nos últimos cinco anos. A operação denominada “Falso Profeta” foi deflagrada na manhã da última quarta-feira (20) e tinha por objetivo dar cumprimento a dois mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.
“Ocorre que o investigado não foi encontrado e era considerado foragido da justiça, sendo procurado em várias unidades da federação e também no Estado do Tocantins”, disse o delegado Rafael Falcão.
Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, Osório foi recolhido à Unidade Penal Regional local, onde permanece à disposição do Poder Judiciário do Distrito Federal. (Estadão Conteúdo)