Assessora de Anielle é demitida após ofender a torcida paulista

Por Cruzeiro do Sul

Marcelle Decothé da Silva, assessora especial de assuntos estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, foi demitida da pasta ontem (26). No domingo (24), enquanto acompanhava a ministra Anielle Franco em uma agenda oficial, ela debochou e ofendeu a torcida do São Paulo Futebol Clube.

“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade... pior de tudo pauliste”, escreveu a assessora nas redes sociais, usando adjetivos em linguagem neutra. As declarações repercutiram mal e a ministra telefonou para os presidentes do São Paulo e da torcida Independente para pedir desculpas. A Independente pediu a demissão da assessora.

Em nota, a pasta disse que “as manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do ministério” e que a demissão de Decothé foi para “evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional”. Ela ocupava o cargo de chefe da assessoria especial do Ministério.

Além dela, outras funcionárias do Ministério apareceram em publicações debochando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um comitê interno foi criado para investigar a conduta de Decothé e das demais assessoras da pasta. (Estadão Conteúdo)