Governo federal promete conectar 138,4 mil escolas em três anos
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que o governo trabalhará para promover o acesso à internet às escolas públicas até 2026. O objetivo faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, lançada ontem (26) à tarde, e que deve contar com R$ 8,8 bilhões de investimento entre 2023 e 2026, calcula o Palácio do Planalto.
“O presidente Lula me confiou a missão da promoção do acesso à internet e disse que a massificação do acesso deveria ser prioridade absoluta do Ministério da Comunicação”, disse o ministro, durante cerimônia no Palácio do Planalto. “O acesso à internet é fundamental no mundo em que vivemos hoje, é instrumento de desenvolvimento econômico e social; é democracia, participação social e cidadania‘, acrescentou.
O governo pretende promover o acesso à internet a 138,3 mil escolas públicas brasileiras de educação básica. O objetivo da iniciativa, coordenada pelos ministérios da Educação e Comunicação, é universalizar a conectividade nas escolas até 2026, fim do terceiro mandato do presidente.
De acordo com Juscelino, serão fornecidos geradores solares às escolas sem acesso a energia elétrica, em parceria com Ministério de Minas e Energia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não discursou na cerimônia. (Estadão Conteúdo)