Guaíba transborda em Porto Alegre
O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 3,17 metros ontem (27), 17 centímetros acima do limite para transbordar. Essa é a maior marca registrada desde 1941, quando as águas chegaram a 4,75 metros no centro histórico, segundo a prefeitura. Vídeos gravados por moradores mostram a água atingindo calçadas, ruas e avenidas.
Com a subida do nível do lago, equipes da prefeitura colocaram sacos de areia na comporta 4 do Cais Mauá, numa tentativa de conter o vazamento de água. A Defesa Civil estadual divulgou alerta, no início do dia, para inundação do lago, com validade de 24 horas.
Desde segunda-feira (25), a prefeitura determinou o fechamento preventivo de comportas do Guaíba para evitar alagamento na área central da capital gaúcha, após previsões de temporais na maior parte do Estado nesta semana. As comportas são portões de aço usados para conter o avanço das águas. As duas últimas comportas foram fechadas na noite de terça-feira (26).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre teve o inverno mais chuvoso dos últimos 62 anos. A estação meteorológica localizada no município registrou 652,2 milímetros, contra 435,5 mm da média de 1991 a 2020. “Sendo assim, o volume de chuva ficou 216,7 mm ou cerca de 50% acima da média”, informou o Inmet.
Morte
Uma mulher de 60 anos morreu afogada na noite de terça-feira (26), depois que o carro em que trafegava com o marido e dois netos ficou preso em uma área alagada em Barra do Ribeiro, município da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o Corpo de Bombeiros, Elizabete Terezinha Nunes e o marido estavam a caminho de casa, levando os netos, quando passaram por uma região chamada Serrinha, onde a estrada estava alagada. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)