Marinha inicia processo que buscará futura construção de submarino com propulsão nuclear
O corte da primeira chapa, marco significativo do processo construtivo, representa o início da confecção da estrutura que compõe a chamada 'Seção de Qualificação'
A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizou, no última segunda-feira (4), a Cerimônia do Corte da Primeira Chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).
Presidida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o evento também contou com a presença do Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha e do Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria.
O corte da primeira chapa, marco significativo do processo construtivo, representa o início da confecção da estrutura que compõe a chamada Seção de Qualificação, etapa responsável por garantir que engenheiros, técnicos e operários possam realizar suas atividades em fase de testes, certificando que todos os processos atendam às especificações e possuam o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para uma futura construção da estrutura final do SCPN.
Durante a cerimônia, o Almirante de Esquadra Petronio, acompanhado do Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), Renaud Poyet, e do Coordenador- Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice- Almirante Sydney dos Santos Neves, realizou o acionamento do dispositivo de corte, dando início à etapa de qualificação.
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) faz parte de um amplo programa estratégico do Estado brasileiro. Ele contempla a construção de uma infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção de submarinos, em Itaguaí (RJ), a construção de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel- elétrica, cujo objetivo principal é o projeto e a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear brasileiro. Em suas múltiplas etapas, o PROSUB tornou-se um dos maiores programas de capacitação tecnológica e industrial observado pelo setor da indústria de defesa brasileira.
Autoridades militares e civis, lideranças do setor nuclear e representantes do meio acadêmico participaram da cerimônia. (Da Redação, com informações da Marinha do Brasil)