Ensino médio do Estado terá mais aulas de matemática e português

As medidas atendem à demanda dos próprios estudantes e professores, segundo a secretaria

Por Cruzeiro do Sul

Novidades serão adotadas já a partir do ano que vem

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) vai ampliar em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à matemática do ensino médio, a partir de 2024, além de incluir aulas de geografia, história e física dessa terceira série. Outra novidade prevista para o próximo ano letivo é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio. As medidas atendem à demanda dos próprios estudantes e professores, segundo a secretaria.

Neste ano, o Governo do Estado de São Paulo, a partir da escuta realizada com estudantes e profissionais da educação, optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do ensino médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o ensino técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história.

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma: na terceira série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura; na segunda, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura; na primeira, passa das atuais cinco aulas semanais para seis, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.

Para o aprendizado de matemática, a carga horária será ampliada da seguinte maneira: na terceira série, os estudantes passam a ter três aulas de matemática (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira; na segunda, serão mantidas as atuais três aulas e acrescentadas duas aulas de educação financeira; na primeira série, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.

A educação financeira será aplicada também aos estudantes do oitavo e do nono anos do ensino fundamental, de forma a complementar a aprendizagem de matemática. “A proposta é de que as aulas de educação financeira sejam ministradas de forma a atrelar ensino-aprendizagem com a realidade de cada aluno, de cada comunidade escolar. Por aqui, estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Também em resposta à demanda de estudantes e professores da rede, as disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da terceira série do ensino médio com duas aulas na semana para cada disciplina. Até 2023, essas três disciplinas não estavam contempladas na matriz curricular. (Da Redação)