Resgate parte para a escavação manual

Por Cruzeiro do Sul

Os 41 trabalhadores podem ficar presos até o Natal

 

As autoridades da Índia disseram ontem (27) que devem começar a escavação manual no que esperavam ser a fase final do resgate dos 41 trabalhadores da construção civil presos em um túnel montanhoso que desabou no norte do país há mais de duas semanas.

As equipes de resgate começaram a perfurar verticalmente -- um plano alternativo para escavar horizontalmente pela frente -- com uma máquina de perfuração recém-substituída escavando cerca de 32 metros, segundo autoridades.

A máquina de perfuração quebrou repetidamente devido ao terreno montanhoso da área e foi danificada irreparavelmente na sexta-feira (24), precisando ser substituída. As equipes de resgate trabalharam durante a noite para retirar partes da furadeira presas dentro dos canos para que a escavação manual pudesse começar, disse Patwal.

Algumas autoridades estavam esperançosas de que a missão de resgate fosse concluída na semana passada. No entanto, Arnold Dix, um especialista internacional que ajuda a equipa de resgate, disse aos jornalistas que estava confiante de que os trabalhadores estariam de volta com as suas famílias até ao Natal, sugerindo que estavam preparados para uma operação mais longa.

Até agora, as equipes de resgate escavaram e inseriram tubos -- depois de cavar horizontalmente -- de até 46 metros, soldados entre si para servir de passagem por onde os homens seriam retirados em macas com rodas. (AFP)