Balsa para Ilhabela tem tempo de espera de 120 minutos; mau tempo pode impactar na travessia

Quem decidiu passar o Réveillon no litoral de São Paulo ou ao menos pretende curtir alguns dias do recesso de fim de ano na praia vai enfrentar trânsito

Por Cruzeiro do Sul

Lado de São Sebastião da travessia de balsas

Quem decidiu passar o Réveillon no litoral de São Paulo ou ao menos pretende curtir alguns dias do recesso de fim de ano na praia está precisando enfrentar um velho conhecido dos paulistanos: o trânsito. A balsa que liga São Sebastião até Ilhabela registra na manhã desta quarta-feira (27), um tempo de espera de 120 minutos. No sentido São Sebastião, o tempo de espera é de 30 minutos.

Ao todo, sete embarcações estão em funcionamento neste momento.

"O tempo de permanência nas filas decorrem de alta demanda de veículos pela semana de feriados, e da maior movimentação de caminhões que se deslocam para a ilha. No momento, são sete embarcações em funcionamento, sendo cinco do sistema ferryboat e duas lanchas. Além disso, uma embarcação ainda aguarda melhora das condições climáticas para retornar à operação", conforme um boletim emitido pelo Departamento Hidroviário da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil).

De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, ventos fortes, de até 74 km/h, podem atingir todo litoral paulista até esta quarta-feira. O mau tempo poderá impactar o sistema de travessias litorâneas, ampliando os tempos de espera e até provocando a interrupção temporária dos serviços.

Na noite de terça-feira (26), o tempo de espera chegou a 270 minutos, o equivalente a quatro horas e meia, para a travessia no sentido Ilhabela, segundo a empresa que opera o serviço.

Segundo a Semil, a balsa ficou paralisada durante cerca de 1h30 durante a manhã do dia anterior, por conta de ventos fortes, situação que influenciou no funcionamento da operação ao longo do dia. Isso intensificou ainda mais o trânsito na região, que normalmente já é carregado nesta época do ano.

"O tempo de permanência nas filas decorreram de condições adversas de navegação, alta demanda de veículos motivada pela semana de feriados e da demanda represada pela paralisação desta manhã (entre 08h35 e 10h06), quando os ventos atingiram 29 nós, acima do limite de segurança, que é de 25 nós (equivalente a 46,3 km/h)", justificou a Semil ainda na terça-feira.

Às 20 horas, o clima continuava encoberto e, por a maré estar baixa, veículos pesados, como ônibus e carretas, estavam impedidos de passar, segundo a empresa que opera a balsa. Sete embarcações operavam na travessia - cinco do sistema ferryboat e duas lanchas - e uma aguardava a melhora das condições climáticas para retornar à operação, disse a Semil, na ocasião.

O acesso à Ilhabela é feito exclusivamente por meio da balsa, que atende a pedestres, automóveis e ônibus, saindo de São Sebastião. O tempo médio de travessia é de 20 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30 (São Sebastião/Ilha Bela) e das 6h00 às 23h30 (Ilha Bela/São Sebastião) - após este horário, ocorre de uma em uma hora. (Estadão Conteúdo)