Balsa para Ilhabela tem espera de 120 minutos devido à demanda

Previsão de mau tempo poderá impactar o sistema de travessias litorâneas, ampliando os tempos de espera

Por Cruzeiro do Sul

Movimento de turistas no litoral paulista tem gerado problemas de mobilidade com a balsa de Ilhabela

Quem decidiu passar o Réveillon no litoral de São Paulo ou ao menos pretende curtir alguns dias do recesso de fim de ano na praia está precisando enfrentar um velho problema conhecido dos paulistanos: o trânsito. A balsa que liga São Sebastião até Ilhabela registrou desta quarta-feira (27), pela manhã, um tempo de espera de 120 minutos. No sentido São Sebastião, o tempo de espera é de 30 minutos..

“O tempo de permanência nas filas decorrem de alta demanda de veículos pela semana de feriados, e da maior movimentação de caminhões que se deslocam para a ilha. No momento, são sete embarcações em funcionamento, sendo cinco do sistema ferryboat e duas lanchas. Além disso, uma embarcação ainda aguarda melhora das condições climáticas para retornar à operação”, informou boletim emitido pelo Departamento Hidroviário da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado.

Além disso, a previsão de mau tempo poderá impactar o sistema de travessias litorâneas, ampliando os tempos de espera e até provocando a interrupção temporária dos serviços.

Na terça-feira (26), à noite, o tempo de espera chegou a 270 minutos, o equivalente a quatro horas e meia, para a travessia no sentido Ilhabela, segundo a empresa que opera o serviço.

O acesso à Ilhabela é feito exclusivamente por meio da balsa, que atende a pedestres, automóveis e ônibus, saindo de São Sebastião. O tempo médio de travessia é de 20 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30 (São Sebastião/Ilha Bela) e das 6h00 às 23h30 (Ilha Bela/São Sebastião). Após este horário, ocorre de uma em uma hora. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)