GLO poderá ser prorrogada por seis meses

Por Cruzeiro do Sul

Prestes a entregar o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino anunciou que a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vigente desde novembro poderá ser prorrogada por mais seis meses, até final do ano.

O futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) disse que a proposta da prorrogação surgiu em uma reunião realizada naquele dia com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica e com a Polícia Federal (PF).

Segundo Dino, também surgiu a proposta de extensão do decreto para outros portos e aeroportos, ‘sobretudo no Nordeste‘. Essa GLO, com validade fixada até maio, tem foco na dinâmica criminosa do Sul e do Sudeste, segundo o ministro. A sugestão de ampliar as regiões onde o decreto vale, estendendo a operação para ‘algum porto e aeroporto de um Estado do Nordeste‘.

‘Houve uma avaliação unânime de que a GLO dos Portos e Aeroportos foi um acerto. É eficiente e tem resultado em apreensão de drogas, prisão de pessoas e desvios de rotas por parte de organizações criminosas. Isso significa embaraçar as suas atividades‘, disse o ministro na entrevista. (Estadão Conteúdo)