Univesp abre inscrições para o vestibular deste ano
Interessados podem se inscrever a partir das 15h da próxima terça-feira (6); há 23.322 vagas, em 425 polos de 371 municípios
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre na próxima terça-feira (6), a partir das 15h, as inscrições para o vestibular 2024. Conforme a instituição, estão disponíveis 23.322 vagas, em 425 polos de 371 municípios. As inscrições vão até 8 de abril e devem ser feitas exclusivamente pelo site. O custo é de R$ 52.
Veja os cursos oferecidos:
- Letras, matemática e pedagogia (eixo de licenciatura);
- Ciência de dados, engenharia de computação e tecnologia da informação (eixo de computação);
- Administração, engenharia de produção e tecnologia em processos gerenciais (eixo de negócios e produção).
A prova ocorrerá no dia 26 de maio e o início das aulas está previsto para o fim de julho de 2024. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista e os aprovados também ingressam em julho, de acordo com a instituição.
O gabarito oficial será divulgado em 27 de maio, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrem em 25 de junho, a partir das 15h.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, conforme a instituição.
Saiba como participar
Basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. "No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais", acrescenta a Univesp.
Também será possível, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.
Além disso, no vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas.
Isenção de taxa da matrícula
As pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa entre 6 e 16 de fevereiro. "No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 salários mínimos ou desempregados", acrescenta a Univesp.
Os benefícios também são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em "redução de taxa" ou "isenção". Para esclarecer dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a central de teleatendimento da Fundação FAT, em dias úteis das 8h às 20h, pelo telefone (11) 3471-6100.
Veja o cronograma:
- Inscrições: de 6 de fevereiro (a partir das 15h) até 8 de abril (até as 21h);
- Isenção de taxa de matrícula: de 6 e 16 de fevereiro (até as 21h);
- Divulgação do resultado da análise dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição: 5 de março (a partir das 15h);
- Recurso referente ao indeferimento do pedido de redução da taxa de inscrição: 6 e 7 de março;
- Prova do vestibular: 26 de maio (início às 13h);
- Gabarito: 27 de maio (a partir das 15h);
- Publicação oficial do resultado e primeira chamada: 25 de junho (a partir das 15h);
- Início das aulas: previsão no fim de julho. (Estadão Conteúdo)