Lula viaja para Egito e Etiópia e completa 29 países visitados

Por Cruzeiro do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa, nesta semana, 29 visitas a outros países no seu terceiro mandato. Na terça-feira (13), Lula embarcou para o continente africano, onde visita o Egito e a Etiópia, países recém-integrados ao Brics, bloco que reúne economias emergentes formado, originalmente, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

É o primeiro compromisso internacional do presidente neste ano. Em 2023, primeiro ano de governo, o chefe do Executivo realizou 27 viagens. O número superou os de Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso, nos respectivos anos de estreia na Presidência, e só foi inferior aos dos mandatos anteriores do próprio Lula, em 2003 e 2007.

O número de viagens foi contado a partir da quantidade de outros países visitados pelo presidente, considerando todos os deslocamentos de um país para outro.

O presidente chegou ao Cairo ontem (14), acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Na capital do Egito, ele tem compromissos até hoje (15). Em seguida, Lula seguirá para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que representa cerca de 50 Estados do continente. (Estadão Conteúdo)