Hoje é o ‘Dia D’ mobilização no combate à dengue no Estado

Até o momento, em todo o país foram registrados mais de um milhão de casos prováveis da doença

Por Cruzeiro do Sul

Campanha busca orientar população e, com isso, eliminar focos do mosquito transmissor

Os dados do Ministério da Saúde mostram que desde o início do ano até agora o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. As informações são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados ontem (29), em Brasília, pelo do MS.

Mobilização na região

O Governo do Estado de São Paulo realiza o ‘Dia D’ de combate à doença hoje (1º), enquanto em outros estados, de acordo com o governo federal, a campanha será realizada no sábado (2). No Estado, ação é organizada por meio do Centro de Operações de Emergências para combate à dengue, zika e chikungunya.
Em Sorocaba, a ação contará com bloqueio de criadouros, por meio de visitas a imóveis na Vila Jardini, Júlio de Mesquita Filho, Jardim Colorau, Vila Barcelona, Jardim Flamboyant e Parque São Bento. Também haverá intensificação de fiscalizações no Jardim Marli e Parque Vitória Régia, além de exposição de informações de combate às arboviroses na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro.
Dentre as ações, a administração municipal realizará a nebulização nos bairros Vila Jardini, Vila Hortência, Jardim Colorau, Vila Barcelona e Jardim Leocádia. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, no sábado (2), serão realizadas ações de fiscalização e nebulização, com locais a serem definidos.
Já em Votorantim, os trabalhos do ‘Dia D’ se iniciam a partir das 8h30, com ações de nebulização no Jardim Icatu, para interromper a cadeia de transmissão, além de vistorias em pontos de reciclagem, borracharias e ferros-velhos distribuídos em várias regiões da cidade.
A administração municipal realizará também o trabalho de bloqueio para identificar focos do Aedes Aegypti nas regiões da Vila Pedroso e Palmirinha, com visita em imóveis e em áreas públicas e uma ação educativa na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Médio (Emeief) Professora Célia Pieroni, na Vila Pedroso. No local, os alunos assistirão a uma palestra com vídeos, fotos, exposição do ciclo vivo do Aedes Aegypti e poderão observar de perto as larvas por meio de um microscópio.
Em São Roque, a ação está programada para ocorrer entre 13h e 16h, com pontos de orientação instalados na Praça da República e Largo dos Mendes. O objetivo é orientar a população sobre a prevenção e combate à dengue, além de também colherem denúncias de pontos da cidade que podem conter focos do mosquito. (Da Redação com informações da Agência Brasil)