Lula diz que falta muito a fazer do que prometeu

Por Cruzeiro do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (18) que o último ano foi de “recuperação”, que sabe que ainda falta muito a fazer naquilo que se comprometeu durante a campanha eleitoral e renovou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As declarações de Lula foram feitas na abertura de sua primeira reunião ministerial do ano. O encontro ocorre diante de uma queda nos índices de popularidade do governo, registrada em pesquisas divulgadas nas últimas semanas.

“Todo mundo aqui sabe que recuperar uma coisa estragada é mais difícil do que começar uma coisa nova. Todo mundo sabe a quantidade de obras em cada área que vocês pegaram, sobretudo na saúde”, disse o presidente aos ministros.

Lula avisou aos integrantes do primeiro escalão que não quer que novos programas sejam anunciados pelo governo. Segundo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente cobrou foco na concretização do que já foi divulgado. Ele já havia dado recado semelhante a esse a ministros ao longo de 2023. De acordo com Rui Costa, a ideia é evitar uma “pulverização” dos programas. Ou seja: garantir que não haja ações demais para que todas sejam executadas e divulgadas a contento.

Sobre os ministérios, o presidente falou em trabalhar para repor o dinheiro das pastas para que o País possa crescer nos próximos anos. “Vamos ter de fazer trabalho imenso para repor dinheiro em ministérios”, disse.

(Estadão Conteúdo)