Dez morrem em pousada que pegou fogo no RS
Abrigo para pessoas em situação de rua funcionava irregularmente
Dez pessoas morreram e 13 ficaram feridas em um incêndio na madrugada de ontem (26) em uma pousada que funcionava como abrigo para pessoas em situação de rua em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Foram confirmadas dez vítimas e o local funcionava de forma irregular”, indicou o Corpo de Bombeiros.
O governador Eduardo Leite disse, na plataforma X, estar profundamente consternado pela tragédia e indicou que as autoridades trabalham na identificação das causas do incêndio.
Treze pessoas resgatadas foram atendidas em dois hospitais da região. Entre elas, seis em estado grave, informou a Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Cinco dos feridos foram atendidos por inalação de fumaça.
Os bombeiros chegaram ao local por volta de 2h e conseguiram controlar as chamas em torno das 5h. O edifício de três andares foi parcialmente destruído.
O diretor da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira, declarou que uma equipe está avaliando os danos nas estruturas do imóvel, que pertence a uma rede de pousadas populares da capital gaúcha.
As autoridades municipais permitiram que outras pessoas que moravam no prédio retirassem alguns pertences e fossem levadas para outros abrigos. Segundo os bombeiros, a pousada não possuía alvará de funcionamento nem plano de prevenção contra incêndios. (AFP)