Recortes da Fundação Seade mostram a força econômica da RA de Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

A Região Administrativa (RA) de Sorocaba é conhecida por sua relevância no setor industrial, incluindo a metalurgia. Com uma história marcada pela presença de indústrias metalúrgicas, a região desempenha um papel significativo na produção e transformação de metais. As metalúrgicas são consideradas indústrias estratégicas de base, uma vez que fornecem materiais para diversos segmentos, como construção civil e maquinários.

A metalurgia em Sorocaba abrange uma variedade de processos, desde a fundição e moldagem de metais até a fabricação de peças e componentes utilizados em diferentes setores, como automotivo, ferroviário, agrícola e de máquinas e equipamentos.

Além disso, a região conta com instituições de ensino e pesquisa que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e inovação no campo da metalurgia, promovendo avanços em processos de produção, materiais metálicos e tecnologias aplicadas.

A presença de empresas especializadas, mão de obra qualificada e infraestrutura adequada fortalece a posição da região de Sorocaba como um polo metalúrgico importante no cenário nacional. Todos esses pontos positivos foram determinantes para o crescimento de 3,5 pontos percentuais do segmento de metalurgia, conforme apurou estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) sobre a transformação industrial dos municípios e regiões do Estado de São Paulo.

A pesquisa da Seade mostra que a metalurgia regional cresceu de 11,9% para 15,4% em um período de 14 anos, de 2007 a 2021. Se trata de uma notícia relevante, uma vez que o trabalho indicou que a Região Administrativa de São Paulo caiu de 41,7% para 32,1%, no mesmo período.

Esses recortes são importantes para direcionar investimentos. Vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, a Fundação Seade é um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e contribui para o aprimoramento da capacidade de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas bem como para a democratização da informação à sociedade, por meio da produção, organização e disseminação de dados e informações sobre a realidade social econômica e demográfica paulista.

Na semana passada, a Fundação Seade já tinha trazido outra importante informação sobre a economia regional. Os indicadores econômicos referente à RA de Sorocaba mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) — que representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos — cresceu 3,34% durante o ano de 2023, em relação a 2022, passando de R$ 155,9 bilhões para R$ 161,1 bilhões. O PIB é um indicador fundamental para avaliar a atividade econômica e o desempenho global de uma economia.

A RA de Sorocaba conta com diversos atrativos para receber novos investimentos, tanto no comércio e serviços, como na indústria. Sorocaba, por exemplo, possui ótima localização, próximo a alguns dos principais centros consumidores do Brasil e localizada no eixo de duas das principais rodovias do Estado de São Paulo, Castello Branco e Raposo Tavares. Além disso, para instalar suas operações no município, as empresas fazem minuciosa pesquisa de mercado e identificam o grande potencial de consumo, não apenas de Sorocaba, mas também de toda a região.

Na Região Administrativa de Sorocaba, os municípios que se destacaram no segmento de metalurgia são Alumínio, Araçariguama e Salto. Essas cidades ocupam, respectivamente, o segundo, nono e décimo lugar no ranking geral, que inclui 97 municípios. Quanto a Sorocaba, a cidade já foi conhecida como a Manchester Paulista devido a sua semelhança com a cidade inglesa, principalmente por ostentar um parque industrial têxtil, principalmente durante o século XX, hoje é conhecida pela sua indústria diversifica e por ser um grande polo de prestação de serviço.