Dique transborda e capital tem acessos bloqueados
Um dique no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, transbordou e o vazamento fez as autoridades recomendarem a evacuação da região. A capital gaúcha enfrenta problemas de abastecimento de energia elétrica e de água, tem acessos bloqueados e as operações do Aeroporto Salgado Filho foram suspensas.
No início da manhã de ontem (4), o prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu à população para deixar o local o mais rápido possível. O prefeito pediu também aos moradores das áreas vizinhas à Arena do Grêmio, na zona norte da capital, para deixar suas residências devido à inundação do Lago Guaíba, que superou o nível de 5 metros (a cota de inundação é de 3 metros).
“Estamos tentando uma carona para levar a gente com outras coisas, pertences pessoais, roupas, para um bairro mais alto, como o Rubem Berta, mais seguro e distante daqui”, disse o comerciante, Felipe da Silva.
Das seis estações de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre, quatro estavam com as operações suspensas ontem de manhã. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)