Grupo ligado ao PCC abastecia cartéis do México com cocaína
A Polícia Federal deflagrou ontem (2) a Operação “Terra Fértil” na mira de uma quadrilha especializada no tráfico de drogas e suspeita de enviar cocaína para países da América Latina, abastecendo especialmente cartéis mexicanos. O grupo era chefiado por um narcotraficante internacional e alguns integrantes são ligados ao PCC, informou a PF.
Os investigadores apontam que a organização criminosa teria movimentado mais de R$ 5 bilhões em cinco anos. Segundo a PF, os investigados lavavam o lucro do tráfico através de investimentos em criptomoedas e empresas de fachada titularizadas por laranjas.
A Operação Terra Fértil foi autorizada pela 3ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, que determinou o sequestro de bens e bloqueio de contas de investigados. Durante as buscas a PF apreendeu dinheiro em espécie, computadores, joias, relógios, carros de luxo e uma aeronave.
A investigação visa, segundo a PF, uma “complexa engrenagem montada pelo grupo criminoso”, com uma “grande quantidade de indivíduos interconectados”.
O alvo principal é um narcotraficante internacional que criou uma rede de pessoas e empresas para cometer crimes visando a lavagem de dinheiro. (Estadão Conteúdo)