Estelionatários usam nome de livraria em golpes
Um novo golpe vem circulando nas redes sociais por meio de anúncios no Instagram e perfis fakes do X, antigo Twitter; desta vez, atingindo os entusiastas dos livros. No chamado “Golpe da Saraiva”, os golpistas prometem, além do retorno da rede de livrarias (que decretou falência em outubro do ano passado e se mantém apenas no e-commerce) a entrega, mediante pagamento de frete, de livros gratuitos à vítima.
Os golpistas simulam uma pesquisa de satisfação sobre a Livraria Saraiva. Ao final, pela participação na “pesquisa”, é oferecido à vítima um box de livros — o usuário desembolsaria apenas o valor do frete, ou teria desconto de 90% na compra. É aí que a vítima fica com o prejuízo, pois paga por uma entrega que não existe.
O site da pesquisa, intitulado “Saraiva: o retorno”, não está no domínio da Saraiva — o link sequer cita o nome da livraria. Apesar de conter erros ortográficos, o site usa a logomarca da Saraiva e perguntas sobre a experiência de compra de livros, o que pode enganar os usuários. (Estadão Conteúdo)