Lençóis Maranhenses viram Patrimônio Natural Mundial, pela Unesco
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma das principais atrações turísticas do Brasil, foi reconhecido ontem (26) como Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Popularmente, esse reconhecimento é chamado de Patrimônio Natural da Humanidade.
A decisão foi revelada na 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, sediada em Nova Deli, na Índia. Para ser premiado pela agência da ONU, os lugares devem apresentar, em geral, “um valor universal excepcional”, que pode ser atingido por meio de um alto grau de beleza natural, de uma extrema biodiversidade ou também por carregar uma importância geológica
Os Lençóis são conhecidos pelas belas lagoas de água doce em meio a grandes dunas de areia. O pleito do Brasil foi baseado no critério de contemplar “fenômenos naturais superlativos”, “por ser uma área de excepcional beleza natural”, e também por se tratar de um “exemplo notável” de lugar que apresenta processos geológicos ou geomórficos significativos.
O título confere ao lugar contemplado maiores garantias de proteção e preservação ambiental, além de um aumento no poderio turístico da região. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), viajou à Índia junto com secretários de Estado.
O Parque Natural dos Lençóis Maranhenses fica na costa leste do Maranhão. (Estadão Conteúdo)