X anuncia encerramento de operações no Brasil

Por Cruzeiro do Sul

Empresa diz que contas de brasileiros serão mantidas

A rede social X, antigo Twitter, anunciou ontem (17) que vai “encerrar as operações no Brasil, com efeito imediato”. Contudo, o serviço da plataforma seguirá disponível no País.

Em post publicado na própria rede social, a X afirma que a decisão ocorre para “proteger a segurança da equipe”. Segundo a companhia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

A rede social critica Moraes, afirmando que “suas ações são incompatíveis com um governo democrático”.

Acrescenta também que “o povo brasileiro tem uma escolha a fazer — democracia ou Alexandre de Moraes”.

Moraes expediu no dia 23 de julho uma ordem para que X fornecesse em até cinco dias os dados cadastrais de 12 perfis de usuário X.

Apesar do fim dos escritórios no Brasil, os usuários vão poder continuar acessando a plataforma normalmente, tanto pelo aplicativo quanto pelo navegador web, garantiu a empresa. A falta de representação no Brasil, porém, deve afetar algumas atividades da rede social como moderação de conteúdo, comunicação com imprensa e governo, além do atendimento ao usuário. (Estadão Conteúdo)