Governo de SP aumenta frequência escolar com Busca Ativa

Novembro tem o maior registro desde o início da gestão em relação aos 79% registrados em 2022

Por Da Redação

Governo do Estado de São Paulo aumenta frequência escolar com Busca Ativa e monitoramento diário

Com a adoção de monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implementação das ações de Busca Ativa, o governo de SP elevou os índices de frequência escolar nas escolas da Secretaria da Educação (Seduc-SP). O destaque vai para novembro de 2024, que alcançou a marca histórica de 86,4% de alunos presentes nas salas de aula. Esse percentual representa o maior registro desde o início da gestão e um avanço significativo em relação aos 79% registrados em 2022.

Comparando com novembro de 2023, quando a média foi de 81,9%, o aumento na frequência significa o retorno de cerca de 135 mil alunos às salas de aula. Em números totais, aproximadamente 2,6 milhões de estudantes -- de crianças e adultos -- frequentam as escolas diariamente. Segundo o Governo do Estado, novembro de 2024 consolidou-se como o melhor mês desde a implantação da Busca Ativa, iniciada pela Seduc-SP em setembro do ano passado.

Busca Ativa

Desde sua implementação, a Busca Ativa tornou-se obrigatória nas escolas estaduais para casos de três faltas consecutivas e não justificadas. Uma resolução publicada pela Seduc-SP em 2023 determinou o acompanhamento personalizado, com atualização cadastral dos alunos a cada dois meses, monitoramento diário das frequências, além do contato direto e notificações aos responsáveis.

Na sede da Secretaria, uma ferramenta de “Business Inteligence (BI)” possibilita a análise detalhada da frequência escolar em toda a rede. O diário de classe, atualizado diariamente pelos professores, é o principal instrumento para o registro.

Além de reduzir as ausências, a Busca Ativa visa evitar o abandono e a evasão escolar, garantindo oportunidades de recuperação de aprendizagem para os alunos com frequência irregular.