Case lança sua nova geração de colhedoras de cana

Novas máquinas contam com a tecnologia embarcada e faz parte do portfólio da empresa de equipamentos com conectividade

Por Ana Claudia Martins

Equipamento tem conectividade monitorada em Sorocaba

A Case IH, marca da CNH Industrial, que possui fábrica em Sorocaba, lançou na última quinta-feira (7), sua nova geração de colhedoras de cana, com tecnologia embarcada e que faz parte de seu portfólio de máquinas com conectividade. Toda a operação dos novos modelos é monitorada pelo AFS Connect Center, o centro de monitoramento da marca instalado em Sorocaba, inaugurado no ano passado. Segundo a empresa, para o lançamento das novas máquinas foram investidos mais de R$ 100 milhões.

Conforme a CNH Industrial, a fábrica de Sorocaba concentra a produção de colheitadeiras de grãos -- as colhedoras de cana são fabricadas na unidade de Piracicaba.

Em relação às novas máquinas lançadas, a CNH Industrial informa que a maior parte da produção abastece o mercado interno e entre 35% a 45% são voltados à exportação. Em média, cada colhedora de cana é comercializada por R$ 2 milhões, e a capacidade de produção atual das novas máquinas está entre três a quatro unidades por dia.

“A Case IH sempre ditou tendências, sendo reconhecida pelo seu DNA de inovação e pioneirismo. É a marca que introduziu as mais inéditas tecnologias para o agronegócio brasileiro e, agora, na era da revolução digital no campo, não seria diferente. Por meio de machine learning, as nossas máquinas inteligentes que aprendem e se auto ajustam, os dados gerados por nossos equipamentos e soluções, que usam Big Data e Data Analytics, mostram que nós já estamos inseridos na agricultura digital”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Gonzalez afirma, ainda, que a empresa no Brasil deverá ter, até 2023, 100% de novos produtos conectados, ou seja, com tecnologia embarcada, e cerca de 50 mil máquinas agrícolas conectadas até 2024. Para alcançar tais metas, a CNH Industrial colocou em prática projetos para impulsionar a agricultura digital.

No ano passado, apresentou a “Fazenda Conectada Case IH”. Localizada em Água Boa, região de alta produtividade agrícola do Mato Grosso, o local recebeu conexão 4G para reunir todas as soluções avançadas da marca e suas máquinas com conectividade. Toda a operação é monitorada pelo AFS Connect Center, que foi instalado na fábrica da CNH Industrial em Sorocaba, também em 2021.

“O objetivo do projeto é mostrar como a conectividade rural aumenta a produtividade no campo, mesmo em uma região que já apresenta alto rendimento safra após safra. No município (Água Boa), com 198 mil hectares plantados com soja, foram produzidos, na última safra, 160 mil toneladas da commodity, sendo que a produtividade média é de mais de 58 sacas de soja por hectare”, ressalta a empresa.

A CNH Industrial é proprietária das marcas Case, FPT, Iveco e New Holland. Inaugurada em 2010 em Sorocaba, a planta se diferencia por produzir máquinas de grande porte para o setor agrícola.