Musk quer levar SpaceX para o Amazonas, diz governador

Wilson Lima utilizou o Twitter para agradecer o interesse do empresário

Por Cruzeiro do Sul

Empresário Elon Musk

O bilionário Elon Musk manifestou interesse em iniciar operações da Starlink, divisão de satélites da SpaceX, no Amazonas. A confirmação veio por meio de um ofício enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), no qual, de acordo com o governo do Estado, a Starlink informou que pretende começar a prover serviços de banda larga a clientes no Brasil.

O governador Wilson Lima (União Brasil) utilizou o Twitter -- rede social que, inclusive, foi comprada recentemente por Musk -- para agradecer o interesse do empresário.

“Além de não abrir mão dos empregos gerados na Zona Franca de Manaus, seguimos trabalhando para atrair novos investimentos. Elon Musk demonstrou interesse em trazer investimentos para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia. A Amazônia está chamando vocês”, escreveu o governador.

No mês passado, Lima já havia convidado o megaempresário Jeff Bezos, da Amazon, a investir na Amazônia. Bezos é o segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Musk.

De acordo com o secretário da Sedecti, Angelus Figueira, o Estado está trabalhando para atender aos requisitos da Starlink. “Ontem mesmo tivemos uma videoconferência com representantes da empresa, em Nova York, e estamos em tratativas”, afirmou Figueira.

Os gestores projetam que o retorno de arrecadação de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no início da operação pode chegar a R$ 97 milhões. (Estadão Conteúdo)