5G estreia em Brasília, mas cobre somente parte da cidade

Por Cruzeiro do Sul

O futuro das telecomunicações já começou em Brasília, mas com algumas voltas ao passado. O acesso às redes de quinta geração de telefonia móvel, o chamado 5G, estreou ontem na capital federal. A tecnologia promete velocidades até 20 vezes superiores ao 4G.

A cobertura, porém, ainda é parcial. Alguns locais na região central da cidade ainda não tinham acesso ao novo serviço, por não estarem dentro das áreas das antenas já acionadas. Segundo o Ministério das Comunicações, essa limitação tende a ser eliminada à medida que as empresas de telefonia adicionem mais antenas.

A Anatel informou que o serviço deve estar disponível em 80% da capital federal, principalmente na região do Plano Piloto, onde ficam a Esplanada dos Ministérios, o Congresso, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Porém, em testes feitos pela reportagem, mesmo essa região ainda está com cobertura limitada e com ampla oscilação entre as redes 4G e 5G.

O sinal mais forte alcançado pela reportagem ao circular por esses pontos, na rede da Claro, foi na praça dos Três Poderes, onde a velocidade de download atingiu 343,3 Mbps.

A estreia do 5G na capital federal despertou o interesse dos consumidores por aparelhos compatíveis -- são mais de 60 modelos. “Muita gente veio perguntar, querendo saber mais sobre como funciona”, disse Carlos Alberto Souza, vendedor de celulares em um shopping na região central de Brasília. (Estadão Conteúdo)