Bolsonaro: temos inflação em baixa e PIB em alta
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ontem que o Brasil “vai na contramão” do mundo e deve registrar alta no Produto Interno Bruto (PIB) este ano.
O chefe do Executivo comentou projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgada na terça-feira, 26, que elevou a estimativa de crescimento da atividade econômica do País para 1,7% em 2023, acima da taxa de 0,8% calculada em abril.
“Brasil vai na contramão. Temos inflação em baixa e PIB em alta. Seremos, segundo projeções, um dos poucos países com PIB positivo no corrente ano”, afirmou em transmissão nas redes sociais.
O presidente voltou a criticar a política de controle de preços na Argentina. “Controlar preços já não deu certo no Brasil lá atrás”, comentou.
No dia em que a divulgação do PIB dos Estados Unidos confirmou o quadro de recessão técnica na maior economia do mundo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a desaceleração sincronizada do mundo está muito clara, porém o Brasil engatou um ciclo de crescimento de atividade e geração de empregos, ao mesmo tempo em que a inflação perde força. (Estadão Conteúdo e Redação)