United deve comprar 200 evtols da Embraer
A Embraer informou que a United anunciou ontem um investimento de US$ 15 milhões na Eve Air Mobility e um acordo de compra condicional para 200 aeronaves elétricas de quatro lugares e mais 200 opções, com as primeiras entregas previstas já em 2026.
Segundo a fabricante brasileira, o acordo marca outro investimento significativo da United em táxis aéreos -- ou evtols (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). Pelos termos do acordo, as empresas pretendem trabalhar em projetos futuros, incluindo estudos sobre o desenvolvimento e o uso e aplicação das aeronaves da Eve.
A United foi a primeira grande companhia aérea dos Estados Unidos a criar um fundo de capital de risco, o United Airlines Ventures (UAV), projetado para apoiar o compromisso 100% verde da companhia de atingir zero emissões líquidas até 2050, sem o uso de compensações tradicionais.
Por meio da UAV, a United tem liderado no setor os investimentos em evtols, motores com célula de combustão a hidrogênio e combustível de aviação sustentável. No mês passado, a United fez um depósito de US$ 10 milhões a uma companhia californiana de evtols para 100 aeronaves. (Estadão Conteúdo)