Mercado publicitário movimentou R$ 21 bilhões em 2022

Por Cruzeiro do Sul

Pesquisa indicou crescimento acima da inflação em 2022

O Cenp-Meios, levantamento do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, fechou os indicadores dos investimentos em mídia de 2022 e apontou crescimento de 7,6% no ano, comparado a 2021. Os valores acumulados chegaram a R$ 21,2 bilhões, ante R$ 19,7 bilhões do período anterior. O fórum também registrou aumento no volume de agências participantes: em 2021 eram 298 agências e em 2022 são 326 empresas.

Os dados confirmam a percepção de um ano. No primeiro semestre de 2022, o indicador de evolução do mercado do Cenp-Meios chegou a 12,5%, diante de 2021, indicando ainda os reflexos da base mais baixa no ano anterior devido aos impactos da pandemia de Covid-19.

A instabilidade com a então definição de novo governo, horário eleitoral nas grades de programação e a Copa do Mundo fora da época, que canibalizou investimentos da Black Friday e do Natal, estão entre as razões que podem explicar este cenário. “Foi um ano de retomada das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo de muitas incertezas provocadas tanto pelas eleições quanto por fatores externos, como a guerra na Ucrânia. Mesmo assim, os investimentos publicitários tiveram crescimento acima da inflação”, diz Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp.

Curva ascendente

Para 2023, Salles Neto, coordenador do Comitê Técnico de Métricas e Indicadores do Cenp, aposta em nova curva ascendente. “O mercado vai seguir investindo e apostando em presença na mídia para reter a atenção dos consumidores. Não tenho dúvidas que marcas, agências, veículos e plataformas digitais buscarão novas alternativas para fazer a roda girar”. (Da Redação)