Azeite brasileiro conquista Prêmio de Qualidade Mario Solinas
Produzido no município gaúcho de Canguçu, na Fazenda Serra dos Tapes, o azeite de oliva extravirgem Potenza “Frutado” foi reconhecido na última semana como o melhor azeite do hemisfério sul pelo Mario Solinas Quality Award.
Esta é a primeira vez que um azeite brasileiro conquista esse reconhecimento. Considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem, o Prêmio de Qualidade Mario Solinas foi criado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) em homenagem ao pesquisador italiano Mario Solinas, personalidade responsável pelo desenvolvimento dos parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do azeite de oliva usados mundialmente.
Em uma cerimônia que ocorrerá em Madri, na Espanha, o prêmio será entregue para a Fazenda Serra dos Tapes no dia 23 de junho.
O blend frutado do azeite de oliva extravirgem Potenza foi elaborado por Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes.
Na edição 2023/22 da competição internacional foram analisadas cerca de 117 azeites, com inscrições da Argentina (2), Brasil (2), China (2), Croácia (1), Grécia (4), Itália (6), Portugal (16), Espanha (63), Tunísia (19) e Turquia (2). (Estadão Conteúdo)