Energia eólica supera 1 terawatts no mundo
A energia eólica no mundo, tanto em terra como no mar, superou em junho um terawatt em capacidade instalada, informou o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC), uma organização profissional do setor. A capacidade instalada é o potencial ou o volume máximo de produção.
Segundo o GWEC, levou-se mais de 40 anos para alcançar “este marco importante”, porém, com a indústria eólica ganhando força sistematicamente, levará menos de sete anos para se chegar ao próximo terawatt, indica a organização, com base em seus próprios dados.
A conexão em maio e junho de três parques terrrestres de energia eólica -- na China (incluindo um gigantesco complexo na Mongólia Interior de 1.600 megawatts), no Arizona e no Marrocos -- e dos parques marítimos na Holanda e Escócia (Seagreen) permitiu que o mundo chegasse a essa capacidade, equivalente à de centenas de centrais nucleares.
“Este é um momento importante para a indústria eólica, mas também um momento que todo o mundo deve celebrar: esse feito histórico mostra que o caminho para um futuro de energia limpa está aqui”, disse Ben Backwell, diretor desse organismo que reúne aproximadamente 1.500 empresas e organizações de 80 países.
O marco de 1 terawatt, no entanto, representa uma pequena parte de toda a eletricidade consumida no mundo.
O GWEC acredita ser possível alcançar 8 terawatts de energia eólica até 2050, um objetivo que “necessitaria de uma cooperação sem precedentes em todo o mundo e o advento de uma nova força de trabalho”, segundo Backwell.
No Brasil, a capacidade instalada da fonte energética é de 24,13 gigawatts, com 869 parques eólicos em 12 Estados, somando 9.770 aerogeradores em operação. (AFP e Redação)