Japão suspende importação de produtos avícolas de SC
O embargo, segundo o documento, partiu do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão
O Japão suspendeu a importação de produtos avícolas de Santa Catarina após a confirmação de caso de gripe aviária em uma ave de produção de subsistência no Estado. A suspensão foi informada em ofício pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura aos frigoríficos aptos a exportar para o país.
O embargo, segundo o documento, partiu do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF). Segundo a pasta, a adidância brasileira em Tóquio foi informada pelo órgão que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovoprodutos do Estado de Santa Catarina estão suspensas no Japão.
No documento aos estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) aptos a exportar para o Japão, o ministério afirmou que “está realizando as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades japonesas”.
A suspensão ocorre após o registro de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma galinha de produção de subsistência (fundo de quintal) no município de Maracajá, confirmado pelo Ministério no último sábado. O Japão já havia embargado as importações de produtos avícolas do Espírito Santo por um caso semelhante. (Estadão Conteúdo)