Programa presta apoio ao empreendedorismo feminino

Por Beatriz Falcão

Rede Mulher Empreendedora promove compras inclusivas entre empresas

O empreendedorismo feminino é formado por uma ampla rede de cooperação e apoio, em que as mulheres assumem o papel de protagonistas dos próprios negócios e tornam-se inspiração para tantas outras. A Rede Mulher Empreendedora (RME), fundada por Ana Fontes em 2010, promove a capacitação e a inserção de mulheres no mercado entre empresas (B2B), através de parcerias que também acreditam no empreendedorismo feminino. Recentemente, a Toyota se tornou a primeira patrocinadora do projeto RME Conecta.

O RME Conecta promove compras inclusivas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto RME, 55% das empreendedoras têm dificuldades para se relacionar e realizar vendas com outras empresas. A iniciativa que começou em 2019, hoje conta com 40 empreendimentos femininos certificados e com mais de 65 grandes empresas integradas.

Segundo Viviane Mansi, diretora de ESG e Comunicação da Toyota para a América Latina, por meio dessa parceria, a Toyota contribui com negócios mais inclusivos, que geram oportunidade de renda e desenvolvimento econômico. “Como patrocinadora da Rede Mulher Empreendedora, a Toyota tem oportunidade de aprender com o processo e contribuir para a independência financeira e o crescimento de negócios liderados por mulheres. Não será só um patrocínio. Estamos juntos a partir de agora numa rota de aprendizagem mútua”, diz Viviane.

Para participar do RME Conecta, os empreendimentos devem ter 51% do seu gerenciamento feito por mulheres e uma estrutura apta para atender grandes empresas, ou seja, CNPJ formalizado, faturamento anual acima de R$ 300 mil, e ausência de pendências financeiras ou dívidas inscritas.

Apesar da conexão ser o grande foco do programa, é apenas a última etapa do processo. Antes, as mulheres selecionadas, com base nos critérios acima, são capacitadas por um treinamento a distância nas áreas de vendas e relacionamentos, e é feita a análise da documentação do negócio. Por fim, o empreendimento recebe o selo de certificação, com validade de um ano e com possibilidade de renovação após o prazo, que garante o acesso exclusivo à rede de networking.

A conexão acontece nas rodadas de negócio, evento que mobiliza o relacionamento entre mulheres líderes dos seus próprios negócios e representantes de grandes empresas sensíveis à pauta de diversidade de gênero. As rodadas de negócios adotam o modelo híbrido, com edições on-line e presenciais.

Além do RME Conecta, há outros programas e capacitações.

As interessadas têm acesso às informações do programa no site https://rmeconecta.net.br/ ou pelo e-mail: conecta@rme.net.br. (Beatriz Falcão - programa de estágio)