Compras a crédito poderão ser feitas por meio do Pix
BC também promete aplicativo para centralizar produtos bancários
O consumidor poderá, em breve, fazer compras na função crédito via Pix, disse na sexta-feira o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A ferramenta de transferências instantâneas dispensará o uso do cartão de crédito.
“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, afirmou Campos Neto em evento em Curitiba promovido pela Associação Comercial do Paraná.
O presidente do Banco Central também prometeu uma ferramenta de agregador financeiro, aplicativo que pretende centralizar produtos e serviços bancários num único ambiente. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app (aplicativo) para cada banco. Você poderá ter apenas um (aplicativo), que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, declarou.
Em palestra a empresários paranaenses, Campos Neto disse que o Banco Central pretendia oferecer mais opções para o consumidor no acesso a compras com crédito. Lançado pelo BC em 2020, o Pix, sistema de transferências instantâneas, está sendo testado com outras funcionalidades, como operações agendadas e pagamentos recorrentes. O BC também estuda a possibilidade do uso do Pix para transações internacionais.
No dia 4 de agosto, o Pix bateu novo recorde de transferências. Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 140 milhões de transações em 24 horas. (Agência Brasil)