Prefeitos farão mobilização contra queda em repasses
Prefeitos principalmente de cidades do Nordeste preparam uma manifestação coletiva para amanhã (30), dentro da campanha “Mobiliza Já: Sem FPM, não dá!”. Eles são contra a redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O movimento de paralisação ocorre devido à crise financeira causada pela estagnação no repasse do FPM, feito diretamente pela União. Dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indicam que 51% dos municípios brasileiros estão com as contas no vermelho.
Outra preocupação é o fim do Imposto sobre Serviços (ISS) na reforma tributária. Fora uma redação mais favorável na reforma tributária, os prefeitos defendem a PEC 25/2022, que aumentam os repasses do FPM.
“A situação está bem delicada no início do governo Lula, não está tendo o fluxo que tinha antes, sempre acontecia o repasse, no mais tardar em maio, e era sempre o equilíbrio, mas a gente espera que os deputados federais resolvam isso”, disse o prefeito de Imperatriz (MA), Assis Ramos. (Da Redação)