Valor de mercado da Apple cai US$ 200 bilhões com fator China

Por Cruzeiro do Sul

A Apple perdeu cerca de US$ 200 bilhões em valor de mercado nos últimos dias, depois que as tensões entre os Estados Unidos e a China aumentaram por conta das críticas levantadas por Pequim sobre o uso de iPhone por funcionários públicos. As ações da Apple caíram 3% na quinta-feira.

A proibição foi relatada pela primeira vez pelo jornal americano Wall Street Journal, dizendo que a China está ordenando que os funcionários das agências do governo central não usem iPhones ou outros telefones de marcas estrangeiras. Nenhuma das fontes ouvidas pelo jornal quis ser identificada. O jornal britânico Financial Times também citou seis pessoas familiarizadas com o assunto em instituições governamentais e empresas estatais, incluindo uma empresa de tecnologia nuclear e um hospital, dizendo que foram instruídas a parar de usar telefones da Apple.

“Pequim está procurando reduzir sua dependência da tecnologia dos EUA, mas isso (a proibição) funciona como um vento contrário significativo para a Apple, já que a China é seu maior mercado internacional e responde por cerca de 20% de suas receitas”, disse Victoria Scholar, chefe de investimentos da interactive investor, uma plataforma de investimentos do Reino Unido. A Apple não respondeu a um pedido de comentário. (Estadão Conteúdo)