Ministério da Fazenda eleva projeção do PIB para 3,2%

Por Cruzeiro do Sul

O Ministério da Fazenda elevou a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. De acordo com a grade de parâmetros divulgada ontem pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa para o crescimento econômico neste ano passou de 2,5% para 3,2%, um pouco acima das projeções do mercado.

No último relatório semanal Focus, também divulgado ontem, analistas de mercado consultados pelo Banco Central projetaram uma alta de 2,89% para o PIB neste ano -- na semana passada, era 2,64%. Para 2024, a estimativa é de alta de 1,50%. As projeções de mercado para os anos de 2025 e 2026 estão em 1,95% e 2%, respectivamente.

A subsecretária de política macroeconômica do Ministério da Fazenda, Raquel Nadal, disse que a projeção da SPE é “otimista”, e que a pasta não prevê estagnação nos próximos trimestres, ainda que o crescimento ocorra em um ritmo menor.

Já para 2024, a Fazenda manteve a expectativa de crescimento em 2,3% -- mesmo patamar usado para a elaboração do Orçamento do próximo ano. De acordo com o Boletim Macrofiscal atualizado, o aumento da projeção para a economia neste ano reflete principalmente o resultado do PIB no segundo trimestre, que cresceu 0,9% na comparação trimestral e 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. (Estadão Conteúdo)

2%