Haddad: Brasil está aberto a negócios verdes
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil tem uma oportunidade única de mostrar que é aberto a negócios verdes. Segundo ele, o País voltou firme com os compromissos ambientais e busca “resultados ambiciosos”.
“Não existe divórcio entre sustentabilidade e desenvolvimento. Isso é coisa do passado. Futuro é do desenvolvimento sustentável”, disse Haddad, em evento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na Bolsa de Nova York (Nyse).
O ministro ressaltou ainda a necessidade de o Brasil aproveitar uma janela que está aberta agora para negócios verdes. Em cinco anos, alertou, ela pode se fechar. “Nós temos que abrir a nossa economia para o green Business, tornar o Brasil um ponto de chegada, um investimento que vise à sustentabilidade econômica, à sustentabilidade social, à sustentabilidade das contas públicas”, disse Haddad.
O governo brasileiro emitirá títulos verdes, com o objetivo de captar US$ 2 bilhões cerca de R$ 10 bilhões, na cotação atual na Bolsa de Nova York. Segundo Haddad, o valor ainda não está definido, uma vez que a palavra final será do Tesouro Nacional, dependendo, também, do interesse a ser despertado nos investidores estrangeiros. A ideia é a de usar esses recursos no financiamento de projetos ambientalmente sustentáveis. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)