Lula e presidente do Banco Central se encontram pela primeira vez
O primeiro encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, transcorreu em clima cordial, disse ontem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o titular da Fazenda, Lula combinou reuniões periódicas com Campos Neto daqui para a frente.
“A reunião foi excelente, uma reunião de trabalho, muito boa, muito produtiva, cordial. A conversa transcorreu muito bem”, disse Haddad, que participou do encontro, ao retornar ao Ministério da Fazenda. Com uma hora de atraso, a reunião começou por volta das 18h30 e acabou por volta de 19h45.
Esse foi o primeiro encontro entre Lula e Campos Neto desde que o presidente da República tomou posse. A conversa ocorreu por iniciativa do presidente do BC e foi mediada por Haddad, que se reúnem em média uma vez a cada 45 dias.
Sobre uma possível conversa em relação aos juros básicos, objeto de críticas públicas de Lula a Campos Neto desde o início do ano, o ministro desconversou e disse que os dois não trataram de tópicos específicos. “O presidente (Lula) deixou claro o respeito que tem pela instituição (Banco Central”. A reciprocidade foi muito boa da parte do Campos Neto”, limitou-se a dizer o ministro.
Mais cedo, Campos Neto disse que o processo de desinflação está em curso no Brasil, mas ainda requer uma política monetária contracionista. Na semana passada, o BC baixou a taxa básica de juros de 13,25% para 12,75% ao ano. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)