Varejista pretende vender 11 milhões de ovos de Páscoa
A Americanas espera faturar cerca de 20% a mais na Páscoa neste ano em comparação com as vendas do ano passado. O sucesso da data representaria um ponto de inflexão nas operações da companhia um ano após a entrada em recuperação judicial. O processo transformou uma das principais datas para a empresa em uma operação complexa tanto do ponto de vista operacional quanto financeiro.
A empresa não revela o faturamento esperado, mas projeta vender 11 milhões de ovos de Páscoa, de um total de 160 milhões de itens relacionados à data, como caixas de bombons e barras de chocolate. No ano passado, foram 150 milhões, volume similar ao de 2022, pré-crise financeira.
A autoproclamada “maior Páscoa do Brasil” é uma das principais datas comerciais para a Americanas durante o ano. Em 2023, porém, aconteceu logo após a revelação da fraude contábil e da recuperação judicial da companhia, fatores que abalaram a credibilidade com os clientes e secaram o crédito dado pelos fornecedores.
Os pagamentos aos fornecedores da Páscoa foram à vista quase na sua totalidade. As negociações para a data iniciaram em abril do ano passado, ainda sob o impacto da recuperação judicial. Com acesso a um novo aporte de R$ 3,5 bilhões, dos R$ 24 bilhões que a companhia receberá a partir da homologação da recuperação judicial, é esperado que as negociações de prazo sejam restabelecidas. (Estadão Conteúdo)