Montadoras iniciam, na China, guerra de preços de veículos elétricos
Com uma rodada histórica de cortes de preços neste mês, Tesla, Li Auto e uma série de outras montadoras ampliaram a guerra de preços de veículos elétricos, que já dura há meses na China, para um novo trimestre. Alguns dizem que a luta está apenas começando.
Os fabricantes de elétricos no maior mercado mundial do setor têm reduzido os preços em massa desde o ano passado, quando a desaceleração das vendas e o aumento da concorrência por parte das empresas emergentes forçaram a repensar o campo de jogo. Este mês, os preços foram reduzidos ou foram oferecidos incentivos em mais de 40 modelos de veículos elétricos.
O analista da CCB International, Qu Ke, disse que espera uma “concorrência crescente e intensificada” no terceiro trimestre, dado o atual excesso de oferta.
Os impulsionadores no curto prazo incluem um novo lote de modelos lançados esta semana no Salão do Automóvel de Pequim e os próximos subsídios governamentais para trocas que fazem com que as empresas concorram para capturar um aumento esperado na demanda. O novo anúncio da Tesla de que planeja lançar modelos mais baratos no início do próximo ano pode aumentar a pressão.
Nas primeiras duas semanas de abril, as vendas no varejo de veículos elétricos e híbridos plug-in ultrapassaram pela primeira vez as dos veículos tradicionais, de acordo com dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China.
A Agência Internacional de Energia estimou esta semana que 60% dos veículos elétricos vendidos na China já são mais baratos do que os carros com motor de combustão. (Estadão Conteúdo)