Montadoras iniciam, na China, guerra de preços de veículos elétricos

Por Cruzeiro do Sul

Salão do Automóvel de Pequim expõe novos modelos

Com uma rodada histórica de cortes de preços neste mês, Tesla, Li Auto e uma série de outras montadoras ampliaram a guerra de preços de veículos elétricos, que já dura há meses na China, para um novo trimestre. Alguns dizem que a luta está apenas começando.

Os fabricantes de elétricos no maior mercado mundial do setor têm reduzido os preços em massa desde o ano passado, quando a desaceleração das vendas e o aumento da concorrência por parte das empresas emergentes forçaram a repensar o campo de jogo. Este mês, os preços foram reduzidos ou foram oferecidos incentivos em mais de 40 modelos de veículos elétricos.

O analista da CCB International, Qu Ke, disse que espera uma “concorrência crescente e intensificada” no terceiro trimestre, dado o atual excesso de oferta.

Os impulsionadores no curto prazo incluem um novo lote de modelos lançados esta semana no Salão do Automóvel de Pequim e os próximos subsídios governamentais para trocas que fazem com que as empresas concorram para capturar um aumento esperado na demanda. O novo anúncio da Tesla de que planeja lançar modelos mais baratos no início do próximo ano pode aumentar a pressão.

Nas primeiras duas semanas de abril, as vendas no varejo de veículos elétricos e híbridos plug-in ultrapassaram pela primeira vez as dos veículos tradicionais, de acordo com dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China.

A Agência Internacional de Energia estimou esta semana que 60% dos veículos elétricos vendidos na China já são mais baratos do que os carros com motor de combustão. (Estadão Conteúdo)