Vendas de veículos têm melhor abril desde 2019

Aumento foi de 37% frente ao mesmo mês do ano passado

Por Cruzeiro do Sul

Juros menores e demanda de locadoras são os principais motivos apontados

As vendas de veículos novos voltaram a se aproximar do patamar de antes da pandemia, com 220,8 mil unidades comercializadas no mês passado. Divulgado ontem (3), pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias, o resultado representa uma alta de 37,4% frente ao número de abril do ano passado.

Na comparação com março, o crescimento foi de 17,6%, em balanço que engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Melhor abril do setor desde 2019, quando foram emplacados 231,9 mil veículos no País, o desempenho reflete a melhora das condições de crédito, dada a queda dos juros, assim como a demanda consistente das locadoras, que estão renovando suas frotas.

De acordo com a associação de concessionários, o crescimento no mês também se explica em parte pelo maior número de dias úteis — 22 em abril, contra 20 em março, mas principalmente pelo aumento em vendas diárias. Segundo os dados divulgados, a média de emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves subiu 7,5% de março para abril.

Os carros e comerciais leves elétricos puros registraram crescimentos de 9,29% na comparação com março e 1.090,94% com abril de 2023 — 6.705 unidades em abril deste ano.

“O momento mais favorável ao crédito e os juros mais contidos continuam tracionando o setor, especialmente, o mercado de automóveis e comerciais leves”, comentou o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

As vendas de motos seguem em franco crescimento, refletindo a melhora nas condições de crédito, a expansão dos serviços de entrega e a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos no consumo de combustível. No mês passado, foram vendidas 170,3 mil motocicletas no País, 40,8% a mais do que em abril de 2023. Frente a março, o crescimento foi de 11,5%. (Estadão Conteúdo)